Causas da enxaqueca e cefaleias

As causas da enxaqueca ainda não foram completamente desvendadas pela ciência. Sabe-se que a enxaqueca é provocada por uma combinação de processos a nível cerebral, excitação/depressão de células, dilatação de artérias e que ocorre um desequilíbrio bioquímico em certas zonas do cérebro, envolvendo substâncias chamadas neurotransmissores, neuropeptídeos e hormônios.

desequilíbrio bioquímico do cérebro

Neurotransmissores e neuropeptídeos como a serotonina são substâncias que o cérebro fabrica, cuja função é transmitir informações entre os neurônios. Os neurotransmissores são responsáveis, entre outras coisas, pelas nossas sensações, inclusive a de dor. São responsáveis até pelo nosso humor e comportamento. É por isso que a enxaqueca anda de mãos dadas com depressão, ansiedade e pânico. Todas essas doenças compartilham o mesmo tipo de desequilíbrio bioquímico cerebral.

Como já foi dito, a enxaqueca é provocada por uma combinação de processos a nível cerebral, mas uma das principais causas da enxaqueca é a prisão de ventre associada à má alimentação ou a desidratação leve, que leva a uma maior formação de toxinas no organismo, desencadeando a enxaqueca.

 enxaqueca crónica

Outros possíveis gatilhos / causas da enxaqueca são:

  • pressão arterial elevada;
  • mudanças no padrão de sono;
  • não dormir o suficiente;
  • ansiedade ou stresse;
  • atividade física intensa;
  • período ou menstruação;
  • alterações drásticas no clima;
  • odores fortes ou sons altos e agudos;
  • consumo de bebidas alcoólicas.

A alimentação também pode causar enxaqueca

Alguns alimentos como refrigerantes, bebidas alcoólicas, especialmente o vinho tinto, o café ou produtos industrializados estimulam o sistema nervoso ou contêm aditivos artificiais que podem causar enxaqueca.

 enxaqueca crónica

Causas da enxaqueca crónica

As causas da enxaqueca crónica podem dever-se ao uso excessivo de medicamentos analgésicos, para depressão ou ansiedade, ingestão excessiva de cafeína e problemas ortopédicos ou reumatológicos, causando dor apenas num dos lados da cabeça e que podem durar de três a setenta e duas horas durante quinze dias ou mais por mês, durante mais de três meses.

Causas da enxaqueca com aura

As causas da enxaqueca com aura, apesar de não serem totalmente conhecidas, estão relacionadas com o estreitamento dos vasos sanguíneos do cérebro, causando sintomas como luzes a piscar, manchas brilhantes ou visão turba, além da dor de cabeça que pode durar entre quatro horas a três dias.

Sem Comentários

Deixe o seu Comentário